segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A voz da Experiência!

Que a experiência é fundamental para a vida e para a construção e aprofundamento do conhecimento, isso é indiscutível. Salve Piaget!!! *
Mas, às vezes, podemos pensar que isso só se aplica aos espaços profissionais e teóricos, mas não é verdade.
As mães de vários podem confirmar que, por mais que leiamos, busquemos informações, somente a vivência é que traz excelência.
Embora eu esteja inclinadíssima a ter outro filho, creio que mesmo na caminhada com o filho único, vamos percebendo que na medida em que as coisas da vida acontecem, ganhamos saberes e, sobretudo segurança.
Um exemplo: na primeira febre que o Tulio teve, saí correndo para o PA. Neste final de semana, estamos vivendo a febre de número... hum, deixe-me ver... 4?! Sim, monitoro a temperatura, administro o antitérmico prescrito da primeira vez, dou banho morninho se precisar fazer ceder a febre, mas já estou muito mais tranqüila. Já aprendi a regra das 72 horas. Também aprendi que o corpo do bebê tem condições de superar viroses e bactérias de menor importância. Outro exemplo: no primeiro mês, levava 5 minutos pra trocar a fralda, agora, se não for o número “2”, faço em um minuto, no máximo. Fazendo é que se aprende! Diz o povo...
Por outro lado, também é fundamental a interação com o Outro para que eu aprenda (viva Vigostky**!!!). Veja bem, ter humildade para ouvir os conselhos de pessoas experientes, nas quais eu confio, que têm valores semelhantes aos meus, me poupou tempo e também sofrimentos. Detalhes pequenos, como diria Roberto, fazem toda a diferença.
Minha irmã do coração me disse uma vez que o homem inteligente aprende com os seus erros e o homem sábio aprende com os erros dos outros! Não é verdade?
Então vamos conversar mais, ouvir mais, compartilhar mais. E aprender mais, crescer mais e teremos mais tempo para sermos mais felizes!
Beijos e uma semana abençoada para todos!!! J
Para saber mais sobre Piaget e Vigostsky: digita no Google, rsrsrsrsrsrsrs!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário